Aviso de privacidade da trivago

Última atualização: dezembro de 2022

Este Aviso de privacidade é válido para todos os websites, aplicações ou outros serviços e ofertas (coletivamente "os Serviços") desenvolvidos pela trivago N.V e respetivas subsidiárias ("nós", "nos" ou "trivago").

Neste Aviso de privacidade, fornecemos informações sobre a forma como a trivago realiza o tratamento de dados pessoais durante a utilização dos seus Serviços. Entende-se por dados pessoais todas as informações que podem ser utilizadas para identificar um indivíduo de forma direta ou indireta.

Enquanto empresa associada à metapesquisa, a trivago poderá redirecionar o utilizador para websites ou aplicações de terceiros. Tenha em conta que não temos controlo sobre tais serviços de terceiros e que a utilização de tais serviços de terceiros está sujeita às políticas de privacidade publicadas nos websites ou aplicações correspondentes, e não a este Aviso de privacidade.

A constante evolução tecnológica, bem como as alterações aos nossos serviços ou leis, entre outros motivos, podem implicar a necessidade de atualização do nosso Aviso de privacidade. Iremos efetuar alterações a este Aviso de privacidade de forma regular, pelo que solicitamos que se mantenha a par do respetivo conteúdo.

1. Quem é responsável pelo tratamento de dados pessoais descrito neste Aviso de privacidade?

A trivago N.V. controla as operações de tratamento descritas neste Aviso de privacidade. A trivago é uma empresa constituída ao abrigo das leis dos Países Baixos e está sediada em Kesselstraße 5-7, 40221 Düsseldorf, Alemanha.

Para exercer os seus direitos de proteção de dados, ou para esclarecer alguma dúvida geral sobre o tratamento dos seus dados pessoais por parte da trivago ou sobre este Aviso de privacidade, pode entrar em contacto com a nossa equipa enviando um e-mail para privacy@trivago.com.

Para entrar diretamente em contacto com o nosso responsável pela proteção de dados, envie um e-mail para privacy@trivago.com com o assunto "Ao cuidado do responsável pela proteção de dados". Tenha em conta que os e-mails enviados para este endereço não serão tornados confidenciais de forma automática nem lidos apenas pelo responsável pela proteção de dados. Caso necessite de comunicar de forma confidencial com o nosso responsável pela proteção de dados, indique-o no seu e-mail para que possamos viabilizar tal comunicação.

2. Os seus direitos

Tem os seguintes direitos no que respeita aos seus dados pessoais. Consulte a Secção 1 para obter informações sobre como entrar em contacto connosco e exercer tais direitos.

2.1 Direitos gerais

Tem os seguintes direitos legais de proteção de dados ao abrigo das condições legais relevantes: o direito à informação (artigo 13.º do RGPD), o direito ao acesso (artigo 15.º do RGPD), o direito ao apagamento (artigo 17.º do RGPD), o direito à retificação (artigo 16.º do RGPD), o direito à limitação do tratamento (artigo 18.º do RGPD) e o direito à portabilidade dos dados (artigo 20.º do RGPD).a

2.2. Direito de revogar o consentimento

Tem o direito de revogar o consentimento que nos tenha previamente fornecido a qualquer momento. Como consequência desta ação, os seus dados pessoais deixarão de ser tratados em ligação com o referido consentimento. A revogação do consentimento não afeta a legalidade de qualquer tratamento realizado com base no consentimento até ao momento da sua revogação.

2.3 Direito de oposição ao tratamento de dados com base em interesses legítimos

Se tratarmos os seus dados pessoais com base em interesses legítimos, tem o direito de se opor ao referido tratamento a qualquer momento por motivos decorrentes da sua situação particular. Em caso de oposição da sua parte, deixaremos de tratar os seus dados pessoais, salvo se tivermos fundamentos sólidos e legítimos para o tratamento que prevaleçam sobre os seus interesses, direitos e liberdades, ou se o tratamento dos dados contribuir para defender, exercer ou fazer valer um direito legal.

2.4 Direito de oposição ao marketing direto

Se tratarmos os seus dados pessoais para fins de marketing direto, tem o direito de se opor a tal tratamento a qualquer momento. Para obter mais informações sobre como se opor a qualquer forma de marketing direto, consulte a Secção 6.1.

2.5 Direito a apresentar queixa a uma autoridade competente

Tem também o direito de apresentar queixa a uma autoridade de proteção de dados competente se acreditar que os seus dados pessoais estão a ser tratados de uma forma que infringe a legislação de proteção de dados em vigor. Pode entrar em contacto com qualquer autoridade de proteção de dados em qualquer estado-membro da União Europeia, em particular, no seu local de residência. A autoridade competente que supervisiona a trivago é: Landesbeauftragte für Datenschutz und Informationsfreiheit Nordrhein-Westfalen, Kavalleriestr. 2-4, 40213 Düsseldorf; n.º de telefone: 0211/38424-0; e-mail: poststelle@ldi.nrw.de.

3. Dados que recolhemos sobre si

Quando utiliza os nossos Serviços, podemos tratar os seguintes tipos de dados pessoais:

  • Dados de utilizador
    • Dados pessoais recolhidos para a criação de uma conta de membro, tais como: o seu nome, endereço de e-mail e palavra-passe.
    • Dados de contacto e outras informações que possa partilhar connosco, tais como a sua morada, idade, género, país de residência, perfis de redes sociais, mensagens que enviou para a nossa equipa, opiniões, comentários, respostas a inquéritos ou entrevistas, ou participações em qualquer uma das nossas atividades promocionais.
  • Dados de utilização
    • Informações sobre como utiliza os nossos Serviços, incluindo os dados inseridos por si ao realizar uma pesquisa durante a utilização dos nossos Serviços (incluindo o destino, a data, o número de hóspedes, a moeda, entre outros), ofertas visualizadas e links em que clicou.
    • Interação com as nossas comunicações de marketing: podemos recolher informações sobre a sua interação com as nossas mensagens de marketing direto, incluindo a nossa newsletter e as nossas notificações automáticas (por exemplo, dados analíticos sobre o número de vezes que abre a nossa newsletter ou que clica em hiperligações que constem na mesma).
  • Dados de reserva: quando utiliza os nossos Serviços e clica numa hiperligação para uma oferta de alojamento apresentada nos nossos Serviços, o site de reserva online onde é disponibilizada essa oferta pode enviar-nos dados pessoais relacionados com qualquer reserva subsequente que realize através do mesmo.
  • Dados de localização: podemos tratar informações de localização aproximadas com base no seu endereço IP (ao nível da cidade ou do país). Além disso, com o seu consentimento prévio, podemos utilizar dados de GPS para lhe fornecer resultados de pesquisa personalizados no seu dispositivo móvel.
  • Dados bancários: apesar de não estarmos diretamente envolvidos no processo de reserva e pagamento de alojamentos, podemos pedir-lhe que partilhe de forma periódica os seus dados bancários, por exemplo, para compensarmos os utilizadores.
  • Dados técnicos: entre os exemplos incluem-se o endereço IP, cookies, dados de identificação (ID da sessão, n.º de membro, ID do dispositivo), estado de acesso/código de estado de HTTP, software e versão do browser, sistema operativo e respetiva interface, fornecedor de serviços de internet, idioma e outras configurações.

4. Como e por que motivo utilizamos os seus dados pessoais

Abaixo encontrará informações sobre (i.) os motivos pelos quais recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais, bem como, para que finalidade, (ii.) a base jurídica correspondente e (iii.) as categorias dos dados pessoais envolvidos. Os seus dados pessoais podem ser utilizados das seguintes formas:

  • Para fornecermos os nossos Serviços, incluindo para ajudar os utilizadores a compararem preços e ofertas de alojamento e encontrarem o seu alojamento ideal.
    • Base jurídica: execução de um contrato, consentimento.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados do utilizador, dados de utilização, dados de reserva, dados de localização, dados técnicos.
  • Criar e manter um ambiente seguro e fiável para os nossos Serviços, incluindo para a sua conta de utilizador da trivago.
    • Base jurídica: cumprimento de obrigações legais, interesse legítimo.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados de utilização, dados técnicos.
  • Compreender a forma como utiliza os nossos Serviços e utilizar as suas opiniões para melhorar os nossos Serviços, identificar tendências no setor e desenvolver novos produtos e funcionalidades que melhorem a sua experiência.
    • Base jurídica: consentimento, interesse legítimo.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados do utilizador, dados de utilização, dados de reserva, dados técnicos.
  • Enviar-lhe comunicações de marketing direto sobre os nossos Serviços ou serviços relacionados, fornecer-lhe anúncios nos nossos Serviços, bem como em websites de terceiros (personalizados ou não) e administrar atividades promocionais (como sorteios e ofertas semelhantes).
    • Base jurídica: consentimento, interesse legítimo.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados do utilizador, dados de utilização, dados técnicos.
  • Comunicar consigo, responder às suas perguntas e comentários e prestar apoio ao cliente.
    • Base jurídica: execução de um contrato, interesse legítimo.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados do utilizador, dados de utilização, dados de reserva, dados bancários.
  • Cumprir obrigações contratuais com terceiros, tais como os sites de reserva online indicados nos nossos Serviços.
    • Base jurídica: execução de um contrato, interesse legítimo.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados do utilizador, dados de utilização, dados de reserva.
  • Cumprir obrigações legais, colaborar em pedidos de agentes da autoridade, prevenir fraudes e fazer valer, exercer ou defender um direito legal.
    • Base jurídica: cumprimento de obrigações legais, interesse legítimo, execução de um contrato.
    • Categorias de dados pessoais utilizados: dados do utilizador, dados de utilização, dados de reserva, dados técnicos.

5. Com quem partilhamos os seus dados

Podemos partilhar os seus dados pessoais com as seguintes categorias de destinatários, desde que haja uma base jurídica apropriada:

  • As subsidiárias que detenhamos na totalidade.
  • Parceiros de autenticação: por exemplo, quando inicia sessão ou se regista nos nossos Serviços através de serviços de terceiros, como o Facebook, o Google ou a Apple.
  • Prestadores de serviços de terceiros que nos prestem serviços de tratamento de dados, tais como: prestadores de serviços de alojamento e armazenamento, prestadores de serviços de apoio ao cliente, prestadores de serviços de comunicação, prestadores de serviços de segurança e prevenção de fraudes, cobradores de dívidas, bem como prestadores de serviços de marketing, publicidade e dados analíticos.
  • Prestadores de serviços de terceiros que nos prestem serviços e sejam responsáveis pelo tratamento de dados individuais, como prestadores de serviços de segurança e prevenção de fraudes, bem como prestadores de serviços de marketing, publicidade e redes sociais.
  • Parceiros de negócios com quem poderemos oferecer produtos ou serviços conjuntamente. Estes serviços são oferecidos através dos nossos Serviços em conjunto com outros terceiros.
  • Fornecedores de viagens de terceiros, como hotéis, companhias aéreas, agências de aluguer de veículos, companhias de seguros, proprietários de alojamentos, guias de viagem ou prestadores de serviços de atividades.
  • Autoridades responsáveis pela aplicação da lei. Para prevenir, detetar e processar atividades ilegais, ameaças ao estado ou à segurança pública, bem como para prevenir ameaças à vida das pessoas.
  • Como parte de uma transação corporativa, como uma fusão, alienação, consolidação ou venda de ativos.

Se transferirmos dados para os nossos prestadores de serviços, estes apenas poderão utilizar os dados para desempenhar as suas tarefas. Os prestadores de serviços foram cuidadosamente selecionados e contratados por nós. Estão contratualmente sujeitos às nossas instruções, possuem medidas técnicas e organizacionais adequadas e são monitorizados por nós de forma regular.

6. Informações específicas do serviço

6.1 Newsletter

Oferecemos serviços de newsletter, que podem incluir conteúdos de viagens inspiradoras, links para inquéritos ou sorteios, lembretes sobre as pesquisas que realizou através dos nossos Serviços ou outras notícias sobre os nossos Serviços, ou os serviços oferecidos pelos nossos parceiros.

Ao subscrever a nossa newsletter diretamente através dos nossos Serviços, irá receber um e-mail no qual lhe pedimos que confirme que é o proprietário do endereço de e-mail que nos forneceu. Se não confirmar o registo no prazo de 24 horas, os seus dados pessoais serão eliminados após um mês.

Caso pretenda deixar de receber as nossas newsletters, pode cancelar a subscrição a qualquer momento utilizando o link "cancelar a subscrição" incluído no rodapé de cada uma das nossas newsletters, ou entrando em contacto com a nossa equipa de privacidade, conforme descrito na Secção 1 acima.

6.2 Conta de utilizador da trivago

A criação de uma conta de utilizador da trivago é voluntária, mas pode ser necessária para que possa utilizar alguns dos nossos Serviços na íntegra.

Pode gerir, modificar e eliminar todas as informações na sua conta de utilizador da trivago. Tenha em consideração que, após um determinado período de inatividade, eliminaremos automaticamente a sua conta de utilizador da trivago.

6.3 Business Studio

Caso utilize o Business Studio, irá receber uma conta pessoal protegida por palavra-passe. Além disso, poderá ver e gerir os dados armazenados nessa conta. Os hoteleiros que possuam uma conta trivago Business Studio podem receber informações diretas sobre funcionalidades novas ou adicionais.

7. Informações sobre cookies

Utilizamos cookies e outras tecnologias de monitorização online sempre que utiliza os nossos Serviços. Neste parágrafo, irá encontrar informações sobre o que são cookies, como estes são utilizados pela trivago e como pode gerir as suas preferências.

7.1 O que são cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que são transferidos para o seu dispositivo quando visita um site ou uma aplicação. Juntamente com os cookies, podemos utilizar outras tecnologias de monitorização, tais como indicadores web, etiquetas ou píxeis (pequenas imagens gráficas colocadas numa página web, que indicam que essa página foi visualizada) ou kits de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês – tecnologia de monitorização armazenada numa aplicação). Neste parágrafo, os cookies e as restantes tecnologias de monitorização serão geralmente referidos como "cookies".

Os cookies permitem que os websites reconheçam os dispositivos dos utilizadores e armazenem informações sobre o conteúdo que os utilizadores visualizam e com o qual interagem, com o intuito de lhes fornecer uma experiência personalizada (por exemplo, ao relembrar as suas preferências e configurações).

Os cookies podem ser divididos em diferentes categorias:

  • Dependendo do seu operador:
    • Os cookies primários são colocados pela trivago nos nossos websites e aplicações;
    • Os cookies de terceiros são utilizados nos nossos websites ou aplicações por prestadores de serviços externos, como parceiros de publicidade, prestadores de serviços de segurança e parceiros de redes sociais.
  • Dependendo da sua duração:
    • Cookies de sessão: cookies que são automaticamente eliminados quando fecha o seu browser.
    • Cookies persistentes: cookies que são automaticamente eliminados após um determinado período de tempo, que varia consoante o cookie. Pode eliminar os cookies em qualquer altura nas configurações de segurança do seu browser.

7.2 De que forma a trivago utiliza os cookies?

A trivago ou os prestadores de serviços externos que utilizem cookies de terceiros nos nossos websites ou aplicações utilizam os cookies descritos na secção acima das seguintes formas:

  • Estritamente necessários: estes cookies são necessários para permitir que utilize os nossos Serviços. Sem estes cookies, os nossos Serviços não podem ser fornecidos de uma forma adequada.
  • Cookies funcionais: estes cookies permitem-nos relembrar as escolhas efetuadas por si nos nossos websites ou aplicações (por exemplo, o idioma ou a moeda selecionados por si) e fornecer-lhe funcionalidades melhoradas e personalizadas. Se não permitir a utilização destes cookies, algumas ou todas as funcionalidades indicadas poderão não funcionar de forma adequada.
  • Cookies de desempenho: estes cookies, aplicados por nós ou em alguns casos pelos nossos parceiros de negócios, permitem-nos recolher informações sobre o desempenho dos nossos Serviços (por exemplo, que páginas são mais ou menos acedidas/utilizadas). Utilizamos estas informações para manter, desenvolver e melhorar os nossos Serviços. Se não permitir a utilização destes cookies, não poderemos saber quando visitou os nossos websites e aplicações e não poderemos monitorizar o desempenho dos mesmos.
  • Cookies de marketing: estes cookies são definidos através dos nossos websites e aplicações pelos nossos parceiros de publicidade. Tais cookies podem ser utilizados por estas empresas para criar um perfil baseado nos seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em websites de terceiros. Caso não permita a utilização destes cookies, irá receber publicidade menos personalizada.

Alguns dos cookies colocados nos nossos websites e aplicações provêm dos nossos parceiros de negócios.

Utilizamos ferramentas estritamente necessárias para o funcionamento do website com base no nosso interesse legítimo de fornecer as funções básicas do nosso website. Nestes casos, o acesso e o armazenamento de informações no dispositivo terminal são estritamente necessários e realizados na Alemanha, de acordo com a Secção 25 (artigo 2.º) da Lei Alemã de Proteção de Dados de Telecomunicações (TTDSG), com base nas leis de implementação da Diretiva de Privacidade e Comunicações Eletrónicas dos estados-membros da UE.

Utilizamos todas as outras ferramentas não essenciais (opcionais) que oferecem funções adicionais com base no seu consentimento. Deste modo, o acesso e o armazenamento de informações no dispositivo terminal são realizados na Alemanha, de acordo com a Secção 25 (artigo 1.º) da Lei Alemã de Proteção de Dados de Telecomunicações (TTDSG), com base nas leis de implementação da Diretiva de Privacidade e Comunicações Eletrónicas dos estados-membros da UE. O tratamento de dados através da utilização destas ferramentas é realizado apenas se recebermos o seu consentimento prévio para tal.

Se os dados pessoais forem transferidos para países terceiros (como os EUA), consulte a secção 8 ("Transferência para outros países"), também relativa aos riscos que tal poderá envolver.

7.3 Como pode gerir as suas preferências de cookies?

Pode revogar ou modificar o seu consentimento para a utilização de cookies não essenciais em qualquer altura, utilizando para tal a hiperligação correspondente no rodapé dos nossos websites, ou alterando as configurações do seu browser para recusar cookies ao visitar a secção "Ajuda" na barra de ferramentas do seu browser. Também pode visitar https://www.youronlinechoices.com/pt/ ou www.youradchoices.com para saber como pode desativar anúncios personalizados.

No seu dispositivo móvel, o seu sistema operativo pode permitir que controle os cookies através da sua função de configuração. Consulte as instruções do fabricante do dispositivo para obter mais informações. Se optar por recusar cookies, algumas partes dos nossos Serviços poderão não funcionar como previsto ou poderão não funcionar de todo.

8. Transferência para outros países

Devido à natureza global dos nossos negócios, podemos partilhar os seus dados pessoais a nível internacional com as subsidiárias que detenhamos na totalidade e com os nossos parceiros e prestadores de serviços. Estes podem tratar os seus dados pessoais em países nos quais as leis de proteção de dados poderão diferir das leis da UE ou das leis aplicáveis no seu país de residência.

Sempre que tais países não estiverem sujeitos a uma decisão de adequação por parte da Comissão Europeia, tomaremos medidas adicionais para garantir que a transferência dos seus dados pessoais esteja em conformidade com a legislação aplicável, tais como as cláusulas contratuais-tipo emitidas pela Comissão Europeia.

Se estiver prevista uma transferência para um país terceiro e não existir nenhuma decisão de adequação ou medidas de proteção adequadas implementadas, é possível e existe o risco de que as autoridades do respetivo país terceiro obtenham acesso aos dados transferidos para a respetiva recolha e análise, e de que a aplicabilidade dos seus direitos afetados não seja assegurada.

9. De que forma é que a trivago protege os seus dados?

No âmbito do nosso compromisso de proteger os seus dados pessoais, tomámos medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger os seus dados pessoais de serem acidental ou intencionalmente manipulados, perdidos, destruídos ou acedidos por pessoas não autorizadas. Estas medidas incluem a pseudonimização, a encriptação e a implementação de firewalls ou controlos de acesso. As nossas medidas de segurança são revistas regularmente e atualizadas de forma a acompanhar os avanços tecnológicos.

10. Quando é que os seus dados serão eliminados?

Mantemos os seus dados pessoais apenas pelo tempo necessário ou permitido em função das finalidades para as quais foram recolhidos e em conformidade com a legislação aplicável. Após esse período, eliminamos os dados de forma imediata, a menos que ainda necessitemos deles até que os prazos legais de prescrição expirem (por exemplo, para efeitos de prova no âmbito de ações cíveis ou por motivos contabilísticos e fiscais), ou se existir outra base jurídica ao abrigo da lei de proteção de dados para o tratamento contínuo dos seus dados para um caso individual específico. Iremos anonimizar os seus dados caso pretendamos utilizá-los para efeitos de estatísticas analíticas por períodos mais longos.